top of page

Educação Domiciliar: seria uma boa escolha?


O único projeto para a educação proposta pelo governo Bolsonaro é a educação domiciliar, que consiste em o estudante receber aulas ministradas pelo os seus responsáveis, em sua própria residência, e assim não frequentando a escola. O motivo para a implementação disso é para se afastar da doutrina esquerdista das escolar, segundo Bolsonaro. Está tendo todo um debate para decidir se devemos implementar a educação domiciliar ou não, e aqui direi o que eu acho: a educação não deveria ser implementado... por agora.


A educação domiciliar já é implementada em diversos países no mundo, e já é comprovado sua eficácia, então por que eu acho que não deveria ser implementado no Brasil agora? Pois a educação domiciliar só tem eficácia em países de primeiro mundo. o Brasil não está pronto culturalmente e infra estruturalmente para a educação domiciliar e pode trazer muito mais prejuízos do que benefícios se não for bem implantada. Além disso, o motivo dado a nós para a implementação disso não tem nem a ver com suas qualidades educativas, mas um mero instrumento para impor ideais de direita, ou seja, mesmo a educação domiciliar podendo ter benefícios caso seja implementado de modo correto, o motivo por sua aplicação pode alterar bastante o resultado, que nesse caso pode vir para pior.


Abaixo está outros motivos que pensei:

- a educação domiciliar poder aumentar a violência doméstica, já que o jovem passa mais tempo em casa

- o jovem pode ser privado de conhecimentos essenciais para o seu futuro e que é do direito dele aprender, se os seus responsáveis decidirem que ele não vai aprender isso

- Jovens podem ser privados de uma educação para serem postos pra trabalhar, caso o seu responsável os ponha numa educação domiciliar para fachada de trabalho infantil


Quero que você, leitora e leitor, entendam que essas críticas não são essencialmente da educação domiciliar, mas do contexto atual do Brasil que, caso tivesse essa oportunidade de ter educação domiciliar, situações como essas poderiam acontecer, por isso é necessário resolver esses problemas antes para podermos implementar a educação domiciliar de modo que realmente funcione.


Conclusão: A educação domiciliar poder ser bom, porém ele só trará benefícios se sua adaptação ao contexto brasileiro não trouxer prejuízos ou se antes resolvermos todos esses problemas que afetam toda a nossa nação, e com isso, eu, Caio Biedacha, digo que sou contra a implementação da educação domiciliar (pelo menos por agora e com essas intenções que o Bolsonaro tem).


Caso tenha algo a adicionar para a discussão, se sinta livre para se posicionar nos comentários. Aqui é um espaço livre de ideias, mas sem discurso de ódio.

Comentários


bottom of page